corrida-emagrece

Corrida: emagrece, melhora a concentração e até a libido!

Quem vê pessoas se preparando para participar de corridas de rua, todas com camisetas, números no peito e chip no tênis, pode até pensar que para estar ali é preciso anos e mais anos de treino.

Para alguns, que largam na frente ou competem profissionalmente, talvez seja mesmo. Porém, dar um basta no sedentarismo e praticar um esporte assim é algo mais acessível do que imaginamos. E hoje eu trago bons motivos para você começar a correr. Confira:

  • Articulações: a corrida deixa a cartilagem das articulações mais espessa e, portanto, mais protegida.
  • Libido nas alturas: depois de meia hora de corrida, sobe o nível de testosterona. Ela fica assim por mais 60 minutos, em média.

O aumento dos hormônios relacionados ao desejo também acontece com as mulheres que, para completar essa animação toda, têm a autoconfiança reforçada após o exercício.

  • Cérebro: a serotonina, o neurotransmissor que regula o sono e o apetite é outro beneficiado pela corrida. O esporte eleva seus níveis e ajuda na prevenção ou tratamento de problemas como a depressão.
  • Colesterol: correr auxilia na redução da taxa de LDL (colesterol “ruim”).

Sabe-se, inclusive, que os corredores de longas distâncias costumam ter o nível mais alto de HDL (colesterol bom). Este amigo da saúde tem como função levar os ácidos graxos no sangue e evitar que sejam depositados nas artérias.

  • Coração: ao correr, o coração precisa bombear mais sangue para o corpo inteiro. Então, as fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta; a parede e a cavidade do ventrículo esquerdo são alteradas, impulsionando a ejeção sanguínea.

Assim, o coração envia mais sangue com menos batidas, ou seja, se torna mais eficiente. E uma coisa puxa a outra: com o aumento da circulação sanguínea, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

  • Estresse: com a corrida, há liberação de substâncias que proporcionam bem-estar, aliviando o estresse e a ansiedade.
  • Músculos: pessoas que correm com frequência costumam ter melhor resistência muscular, além de queimar mais gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e torneados.
  • Ossos: a corrida estimula a formação de massa óssea, aumentando o cálcio destas estruturas e evitando problemas como a osteoporose.
  • Peso: atividade intensa, a corrida é ideal para emagrecer ou manter o peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.
  • Pressão arterial: outro ponto positivo para quem corre habitualmente é o estímulo à vasodilatação, isto é, favorece a redução da resistência para a circulação de sangue.

Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, que podem ter sua pressão reduzida ao desenvolver a velocidade em terrenos planos.

  • Pulmões: quer ter um fôlego campeão? Corra! A atividade incrementa o volume de ar inspirado, aumentando a capacidade pulmonar. Há também um ganho expressivo na absorção de oxigênio.
  • Rins: a otimização da circulação melhora o funcionamento dos rins, responsáveis pela filtragem do sangue e diminuição das toxinas que circulam no organismo.
  • Sono: dar uma corridinha com frequência permite boa higiene do sono; faz a pessoa dormir melhor. Graças à liberação de endorfina, a substância que proporciona sensação de bem-estar e relaxamento.

São ou não motivos suficientes para começar a correr ou, para quem já aproveita os benefícios, continuar firme e forte acelerando na qualidade de vida? Converse com seu médico, faça aquele check-up caprichado e saia do sofá! Mas vá com calma, aos poucos você chega lá!

Vejo você na próxima corrida, combinado?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *