Dicas para combater as rugas

Se as rugas incomodam até o menos vaidoso dos homens, elas são o terror das mulheres. E, não adianta: os sinais do tempo são implacáveis e chegam até para a mais cuidadosa das pessoas. O que podemos fazer é amenizar estes sinais e retardar seu aparecimento. Veja neste artigo, dicas para combater as rugas.

De onde vêm as rugas

Em primeiro lugar, vamos entender porque as rugas aparecem. Elas começam a incomodar por volta dos 30 anos. Claro que, sua profundidade depende de vários fatores como herança genética, tipo de pele, cuidados tidos com a pele e quantidade de exposição ao sol.

A pele enruga porque, com o envelhecimento do corpo como um todo e baixa no metabolismo, ela perde suas propriedades de reter e produzir nutrientes responsáveis pela sua firmeza. Estes nutrientes são o colágeno, vitaminas (principalmente a vitamina A) e antioxidantes.

Por isso, a alimentação adequada também ajuda na prevenção e combate às rugas.

Dicas que vão auxiliar no combate às rugas

Como há muitos fatores envolvidos no aparecimento das rugas, quem deseja retardar seu aparecimento ou amenizar os sinais do tempo precisa agir preventivamente com hábitos ligados à alimentação, cuidados com a pele e até mesmo exercícios físicos. Veja:

Alimentação antirrugas: a alimentação é um fator muito importante para a beleza e o bem-estar. Afinal, de dentro para fora é que tratamos de nossa aparência e saúde. Veja os principais nutrientes que não podem faltar na sua dieta para garantir uma pele mais viçosa:

  • Vitamina A: encontre esta vitamina nas folhas verdes, principalmente;
  • Vitamina C: são fontes de vitamina C as frutas cítricas e a goji berry;
  • Ômega 3: encontre este poderoso antioxidante em peixes, principalmente os salgados como atum e sardinha;
  • Proteínas: as proteínas, principalmente as vindas das plantas, ajudam o corpo a produzir mais colágeno. Encontre um bom estoque de proteína em repolho, feijão, sementes de chia e linhaça.

Exercícios faciais: faça exercícios com os músculos da face para tonificá-los. Os exercícios faciais não impedirão o aparecimento de rugas, mas, certamente, ajudarão a melhorar o aspecto de sinais do tempo. Veja algumas ideias de exercícios:

  • Sorria bem largamente. Force os músculos do rosto para cima como se houvesse algo puxando suas bochechas pra cima. Conte até 10 lentamente e volte devagar. Repita 5 vezes;
  • Leve os lábios em um biquinho para o lado esquerdo, esticando a bochecha direita. Aguarde 10 segundos. Volte lentamente. Faça 5 vezes de cada lado;
  • Faça “boca de peixe” aberta. Conte até 10 e volte lentamente.

Cremes e massagens: utilize cremes próprios para sua idade. O ideal é consultar um dermatologista, que passará algo adequado para seu tipo de pele e idade.

Cremes mistos com ácidos, como o retinóico, costumam dar bons resultados, pois o ácido provoca uma leve esfoliação, permitindo que outros ativos penetrem na pele. O dermatologista poderá receitar um creme noturno e outro mais hidratante pela manhã.

Passe seus cremes massageando o rosto e levando a pele sempre para cima;

Use filtro solar: por último e mais importante conselho. O uso constante de filtro e a economia na exposição da pele ao sol ao longo da vida trazem benefícios percebidos apenas quando as rugas começam a aparecer, muitas vezes.

É quando começamos a envelhecer que todo aquele sol que foi tomado pela pele vai aparecer em formas de rugas e manchas.

É comprovado pela ciência que as peles que sempre foram bem tratadas e protegidas parecerão mais viçosas e jovens do que as peles que ficaram expostas ao sol com bronzeadores e que não foram tratadas com cosméticos adequados.

Leitura recomendada: Conheça os benefícios do Colágeno para as rugas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *