Motivos para colocar o café verde na sua dieta

O café verde é original do mesmo fruto do café preto. Ele é o café que não passou pela etapa de torrefação, ou seja, não foi torrado. É neste processo que o café recebe aquele aroma e sabor característicos. E, em termos de propriedades ativas, o café verde tem algumas diferenças em relação ao café preto.

Como o café verde não passou pela torra, ele está em seu estado natural, e, sendo assim, não é agradável ao consumo. Por isso, o café verde é encontrado apenas na versão em cápsulas. Esta versão também não é fabricada em escala como o café torrado e o café solúvel. O café verde encapsulado pode ser encontrado apenas em estabelecimentos de venda de produtos naturais e manipulação.

Leitura Recomendada: Saiba mais sobre Cafeína e conheça também o café verde premium.

Mas, o café verde emagrece?

O café verde apresenta algumas propriedades que auxiliam no processo de perda de peso. Mas, lembramos que esta substância não vai fazer milagre se seu consumo não for acompanhado de rotinas mais saudáveis em prol da boa forma.

Vamos entender as diferenças do café verde para o café preto. São três diferenças principais relevantes para a saúde e emagrecimento:

1) A presença de ácido clorogênico: esta substância é perdida pelo café durante o processo de torrefação. O ácido clorogênico age no organismo retardando a absorção do açúcar, fazendo com que o corpo o utilize como energia e expulse-o. Isso ajuda na perda de peso.

Quando este ácido atrapalha a absorção do açúcar, ele também auxilia na regulagem dos níveis de glicose no sangue. Por este motivo, o café verde pode ser utilizado como um complemento no tratamento da diabetes.

2) Maior teor de cafeína: o café verde apresenta uma quantidade um pouco maior de cafeína que o café preto. A cafeína é um excelente termogênico, ou seja, ela ajuda a elevar a temperatura do corpo, elevando o ritmo do metabolismo e o nível de queima de calorias.

Sendo assim, o café verde ajuda a manter o metabolismo acelerado, além de prover energia para o corpo movimentar-se e, se o objetivo é emagrecer, auxiliar nas atividades físicas (sim, tem que fazer exercício). Entretanto, o consumo excessivo de cafeína pode piorar quadros de úlcera e gastrite, além de ser perigoso para pessoas hipertensas.

Pessoas que apresentam dificuldades para dormir devem reduzir o consumo de cafeína, pois o corpo, para estar com o metabolismo funcionando direitinho (além das outras funções), precisa ter um bom intervalo de descanso.

3) Maior presença de antioxidantes: polifenois antioxidantes são presentes em maior quantidade no café sem ter passado pelo processo de torra do que no café torrado. Os antioxidantes ajudam a eliminar os radicais livres e a diminuir processos inflamatórios que causam celulites e gordura localizada.

Segundo reportagem do site M de Mulher, há um estudo da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, realizado em 2012, que diz que o consumo de três cápsulas de 400 miligramas todos os dias – 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar – reduz em até 10% o peso corporal em cerca de dois meses. Conforme a matéria, em tese, uma mulher de 60 quilos poderia perder até 6 quilos em 60 dias graças à ingestão do extrato de café verde. Leia o artigo aqui.

Há ainda, alguma associação do consumo de café verde com a melhora do humor, devido à cafeína e à diminuição da taxa de açúcar no sangue. Porém, não há uma comprovação de ação direta.

Quero experimentar o café verde. Como faço?

A dose indicada para obter bons resultados com o consumo de café verde é três cápsulas diárias, de preferência, antes do café da manhã.

Como há riscos de malefícios envolvidos para pessoas que possuem ou já possuíram problemas gastroestomacal e arteriais, na dúvida, é melhor consultar um médico antes de iniciar a ingestão diária.

Outro ponto a ser tratado é que nenhum produto natural faz milagre sozinho. É necessário acompanhar o consumo do café verde com alimentação balanceada e uma vida mais ativa fisicamente. Deste modo, o ingrediente vai potencializar a perda de peso e vai, realmente, fazer a diferença.

Recomendamos: Cofelen – O Café Verde da Fani

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *