natacao-beneficios

Natação: que tipo de nadador você é?

A natação é uma das modalidades de exercício físico mais completas; beneficia boa parte dos músculos, trabalhando o corpo todo. E ainda favorece o emagrecimento, graças à resistência que a água oferece. Na piscina, a musculatura é estimulada até cinco vezes mais do que fora dela.

E mais: o condicionamento físico também sai ganhando com a natação. Uma atividade especialmente indicada para aliviar problemas respiratórios e de coluna, e que pode ser feita por crianças a partir de quatro anos até adultos da terceira idade.

Se você já dá suas braçadas dentro d´água, parabéns! Mas você sabe que tipo de nadador é?

Então, aproveite o artigo de hoje para descobrir, pois o seu estilo influencia os resultados, em competições ou treinos sem objetivo profissional. Veja:

  • Cofrinho– descuidado, não percebe que é hora de trocar a sunga ou puxá-la para cima, deixando partes mais íntimas do corpo descobertas.
  • Competidor– seus tempos de competição costumam ser melhores do que os do treino; é aquele que gosta de decidir na hora H.
  • Empenhado– é generoso, se doa ao grupo, e o time tem orgulho da perseverança dele. Nem sempre mostra eficiência e velocidade máximas na água. Geralmente, o clima entre ele o Competidor é meio tenso.
  • Esconde-jogo–  como o nome já diz, não mostra força durante a preparação; somente no último tiro dá tudo de si, faz o melhor para tentar se classificar.
  • Especialista– aposta em treinos fortes e específicos, focados em pernas e braços, na tentativa de vencer os adversários.
  • Eternamente lesionado– ele sempre dá um jeito de escapar da série principal. Seus motivos para não competir geralmente são: lesões, doenças ou compromissos de última hora – avisados por mensagens de texto no celular ou redes sociais.
  • Ligeirinho– é ansioso, quer cair logo na água, antes de todos – e até mesmo da finalização da explicação do professor. Puxa a série para mostrar que domina bem o assunto.
  • Mental– é capaz de depreciar a própria performance para o adversário; faz queixas sobre estar abaixo do que consegue, mas quando a competição começa… sai da frente! O nadador Mental vai para cima. A “fraqueza” era só estratégia.
  • Nudista– é o perfil de nadador que não se preocupa com estilo; o importante mesmo é competir. A marca e o tempo de uso da roupa de banho são o de menos.
  • Puxador de raia– gosta mesmo dos treinos de costas, já que aproveita a chance de puxar a raia durante o nado. Em geral, é o tipo de nadador que dá pelo menos cinco braçadas nas viradas durante os treinos de perna.
  • Quebra-onda– faz marolas e dificulta a vida dos que estão atrás durante cinco metros antes e depois da virada. Para quem nada ao lado, serve de apoio, proporciona a corrente perfeita, pois cria um vácuo e torna o exercício mais tranquilo.
  • Rei do aquecimento– é o típico atleta fissurado em treinos. Está sempre tentando melhorar seus tempos e performance. Porém, tanta preparação nem sempre rende bons resultados ao competir.
  • Tom dos 10 segundos – o nome é inspirado no personagem central do filme “Como se fosse a primeira vez”. No caso do nadador, ele não lembra nem sob tortura das séries e dos intervalos. Tanto é que costuma repetir a frase “quantos já foram? ”.
  • Viciado em nadadeira – sabe o nadador que já teve problemas no ombro e, mesmo que não esteja mais lesionado, sempre utiliza o pé de pato nos treinos? É ele! A nadadeira acaba virando um tipo de muleta aquática.
  • Wolverine– é uma espécie de lutador ferrenho dentro d’água, e sempre pensa que pode tirar vantagem, nem que seja por milímetros, de suas unhas das mãos e pés sem corte.

E então, se identificou com algum estilo? J

Bom treino, e até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *