hiit-treino-de-alta-intensidade

Treino de alta intensidade: saiba como funciona e quais suas vantagens

Passar horas na academia para emagrecer já não faz muito sentido (se é que já fez…). Com o HIIT, o Treino Intervalado de Alta Intensidade, é possível ter mais resultados – e gastando menos tempo.

Cada vez mais popular, o HIIT tem curta duração e é a bola da vez quando o assunto é perder peso, entre outros benefícios. Saiba mais sobre ele nos próximos parágrafos.

A sigla em inglês quer dizer High Intensity Interval Training, uma tendência fitness que parece ter chegado para ficar.

Sua proposta é investir nos exercícios de intensidade moderada com períodos de máximo esforço. Geralmente, são sessões intermitentes, relativamente breves, com períodos mais longos de recuperação.

Podem ser poucos segundos ou vários minutos em um único exercício, com tempo de descanso ou exercícios de baixa intensidade intercalando, dependendo do nível de execução.

No total, seriam 20 ou 30 minutos de atividade, o suficiente para deixar a língua de fora e o metabolismo acelerado mesmo depois de suar a camiseta, em repouso.

Ou seja, você recebe uma ajuda e tanto para enxugar as curvas não apenas durante a malhação, como acontece nos exercícios de baixa intensidade. A queima de gordura com o HIIT seria, em média, de 20% a 25% acima dos níveis “normais”, em quatro semanas.

E está pensando que o treino de alta intensidade é privilégio apenas dos atletas de elite? Não é, não! Os conceitos básicos dele podem ser aplicados a qualquer nível de condicionamento físico, até para iniciantes.

Outro detalhe importante é que o treinamento intervalado intenso costuma ter como guia o chamado esforço subjetivo, ou seja, não delimita uma velocidade de corrida ou uma frequência cardíaca específica.

Assim, o máximo de esforço em corridas de velocidade para determinadas pessoas pode não passar de uma caminhada vigorosa para outras.

Benefícios do treino de alta intensidade

  • Estímulo de treinamento – apesar de o volume de trabalho ser pequeno, breves sessões de intervalos podem significar adaptações similares àquelas dos treinos convencionais. Ou seja, às dos períodos de exercícios contínuos mais prolongados e de intensidade moderada.
  • Possibilidade de encaixar atividade física na agenda apertada – é só praticar em dias alternados, deixando tempo livre para os demais compromissos e evitando a desistência.
  • Tempo, seu aliado! Com o HIIT, você é capaz de reduzir não somente a duração do treinamento, como, também, a modalidade de exercício acabará se compactando por causa da alternância dos períodos de intensidade.

Porém, há limitações. Uma delas é o desconforto, já que os Treinos Intervalados de Alta Intensidade são muito cansativos. Por isso, não fique assustado se suas pernas ficarem bambas no final da prática.

Mesmo que você não chegue à intensidade total para atingir resultados, vai ter que sair da chamada “zona de conforto” se quiser alcançar os benefícios desse treinamento.

Quer incluir corridas de velocidade no seu plano de treino intervalado? Então, mais do que nunca, será necessário um aquecimento caprichado. As corridas explosivas elevam o risco de lesões quando comparadas à natação ou ciclismo, que não exigem sustentação do peso do corpo.

E respeite a recuperação entre os intervalos. Muita gente acaba errando a dose, não reduzindo de modo considerável a intensidade. Lembre-se: se não tiver uma boa recuperação, você não será capaz de dar conta da intensidade que o intervalo requer.

Para completar as dicas sobre o HIIT, consulte um profissional qualificado (médico esportivo, personal trainer ou técnico capacitado) antes de iniciar os treinos extenuantes, principalmente depois de lesões.

E tenha certeza de que seu corpo tem força suficiente para aguentar a intensidade exigida. Otimize o seu tempo, conquiste o corpo e o condicionamento dos sonhos com o Treino Intervalado de Alta Intensidade.

Invista em menos quantidade e mais qualidade do que você faz na academia. Depois, é só passar aqui para contar como foi, combinado?

Bons treinos, e até breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *